02 junho 2011

Sou baixinha. E arraso!

Heey it girls, tudo bem com vocês? Bom, eu fiz esse post porque eu, que sou baixinha (1,62m mimi') sofro muuuuuito para achar roupas que ficam realmente boas com o tipo do meu corpo e sei que muitas de vocês sofrem por isso também. E é com grande prazer que eu deixo vocês com um post totalmente elaborado para nós, baixinhas, mas lindas, sempre!


O primeiro passo é analisar qual é o objetivo. No caso das baixinhas, trata-se de alongar a silhueta e, para tanto, é necessário criar uma linha vertical no corpo. Começa-se evitando qualquer elemento que crie um efeito visual horizontal, porque isso achata ainda mais as proporções. Pregas, listras horizontais e barras italianas, portanto, entram na lista do que preferir não usar.
Se a baixinha em questão tiver um tipo físico magro, com quadris e coxas proporcionais, pode apostar em peças mais ajustadas ao corpo, como as calças skinny. Saias e vestidos muito longos e no comprimento midi costumam ser grandes inimigos das mulheres de pouca estatura; no caso das magras, os comprimentos curtinhos, seja em vestidos ou shorts, ajudam a alongar as pernas. Quem tem as pernas mais volumosas ou quadris mais largos deve preferir calças de modelagem mais reta e vestidos e bermudas que não sejam tão curtos, com um comprimento um pouco acima dos joelhos. Para estas, os vestidos mais retos, como os tubinhos, também são uma boa opção.
Peças de cintura alta também ajudam a verticalizar as formas do corpo. Entretanto, se por um lado elas alongam, por outro, também “cortam” a silhueta, por isso é importante não escolher peças de cores tão contrastantes. O tipo físico também deve ser levado em conta na hora de investir nas cinturas altas; as magrinhas podem usar saias mais justas e curtas. Mulheres com muito busto devem preferir as peças que ficam exatamente na linha da cintura, já as com busto menor podem usá-las logo abaixo dos seios.

Vestidos longos não são proibidos, mas as modelagens muito amplas devem ser evitadas. Na parte de cima do corpo, peças sem alça, blusas, blazeres e casacos na altura dos quadris e decotes em V ajudam a valorizar e alongar.

Cores e estampas também têm influência nos efeitos visuais da roupa no corpo. As mulheres mais baixas devem evitar, por exemplo, estampas muito grandes e optar pelos desenhos menores. Listras verticais são a forma mais simples de alongar e afinar o corpo visualmente, já as horizontais, achatam e engordam. Looks monocromáticos são ideais para uma silhueta mais longa; basta investir em peças da mesma cor, mesmo que em tonalidades diferentes.
As baixinhas também devem prestar atenção ao tipo de calçado escolhido. Os saltos são os melhores amigos das mulheres de estatura menor, mas ao contrário do que se pensa, os extremamente altos não valorizam este tipo físico – evidenciam ainda mais a falta de altura. O ideal é escolher saltos médios: as magrinhas, estilo mignon, podem optar pelos finos, as de pernas grossas e quadris volumosos devem preferir os mais grossos por uma questão de proporção. Sapatos muito fechados costumam a achatar a silhueta; os mais cavados e abertos são ideais para as baixinhas. E atenção para os acessórios: nada de muito grande, como maxibolsas e colares imensos e pesados!

DICAS (MEGA)ÚTEIS PARA BAIXINHAS:

Como usar Maxi Saias: as mais baixas podem usar as saias longas, porém, cuidado ao escolher o modelo. Para não correr o risco de aparentar estar “achatada” prefira as saias com tecido pesado. Uma dica é usar a saia com salto, pois como o salto ficará coberto, ficará a impressão de que vocês são mais altas. Evite usar comprimentos intermediários, isto é, entre os joelhos e o tornozelo.

look para baixinha

Comprimentos: as mais baixas deverão optar por peças mais curtas, pois quando a pele fica a mostra, há uma impressão de maior altura. No entanto, apesar de morarmos num país tropical, chega uma hora que o friozinho aparece e então vocês deverão optar pela peça de baixo que não seja a intermediária, optando por uma peça abaixo ou acima do joelho ou abaixo do tornozelo.

look para baixinha

Como usar Bota Curta e Oxford: estes sapatos fazem as mais baixas aparentarem mais baixas ainda. Para tirar essa impressão, as sugestões são as seguintes: se for usar apenas a bota, experimente um modelo que seja próximo ao seu tom de pele (deixe um pouco de pele a mostra, pois esta dica ainda aparenta deixar as mais baixas um pouco mais longilíneas) ou se você for usar com meia calça, dê preferência para a meia calça da mesma cor do sapato.

Como usar Bota de Cano Alto: neste caso, as mais baixas deverão chamar a atenção do visual na peça superior, isto é, uma blusa mais detalhada ou um acessório diferente. Usar a bota com uma peça mais curta e meia calça, deixa o visual um pouco mais longilíneo.
look para baixinha
 
APOSTE:
- Listras verticais, que podem ser estampas ou recortes nas roupas
- Looks monocromáticos, que mantém unidade e evita recortes da silhueta
- Vestidos curtos (que deixam as pernas a mostra). Ideal que o vestido tenha uma cor só
- Bolsa de mão pequena (a bolsa deve ser proporcional ao tamanho da mulher)
- Acessórios alongados como colares sobrepostos criando linhas verticais no centro do corpo
- Calças mais compridas, que cubram a parte de cima do pé
- Sapatos de bicos alongados
- Botas da mesma cor da calça, mais justas na perna e com salto



EVITE:

- Listras horizontais largas
- Vestidos longos e saias compridas demais
- Cores muito contrastantes entre a parte de cima e de baixo do traje
- Estampas grandes e localizadas
- Calças curtas (como corsário ou capri)
- Barras dobradas nas calças e bermudas
- Modelagem Tomara que caia (a ausência de alças tira uma linha vertical importante)
- Calçado com salto alto demais e ainda plataforma na frente (que deixa a mulher parecendo as “gatas do funk”)




Créditos 

Espero que as dicas ajudem vocês, afinal, todas devemos associar a moda ao nosso estilo, modelagem e personalidade, não é?

Beijos,
@isabosta

0 amargas(os) comentaram:

Postar um comentário

Comente, elogie, mande críticas contrutivas, dicas... Mas tenha bom senso!
Críticas sem pé nem cabeça, xingamentos e futilidade serão apagados.