02 maio 2012

Dicas para fotografar melhor!

Boa noite meninasss e meninoss! Tudo bom com vocês? Eu estou mais ou menos, mas tudo bem! Então, sei que muuuitas de vocês (inclusive eu) são apaixonadas por fotografia, mas muitas vezes não dominam muito bem essa arte. Separei algumas dicas para aprimorarmos nossos conhecimentos sobre câmeras, posicionamento, luz, foco, etc e espero que vocês curtam! Vamos lá?

424240_171190189651289_128113243958984_174880_286211276_n_large

Dicas! ;)

Não centralize tudo! Sabendo travar o foco, tudo fica mais claro! Não restrinja as suas fotografias em um só ângulo ou tudo centralizado. Passe a dar mais vida e dinamismo às suas fotos, abandonando a técnica antiga de deixar o ponto principal da foto exatamente no seu centro. Uma das maneiras mais básicas de obter um enquadramento harmonioso é imaginar que a sua foto é um grande tabuleiro de jogo da velha, e alinhar o modelo a uma das duas linhas verticais traçadas, como no exemplo abaixo. 




Domine o flash: Ao tirar retratos fora de casa, dependendo das condições de iluminação, o rosto ficará sombreado. Dominar o uso do flash nestas condições exige alguma prática, mas praticar com fotos digitais custa pouco – convide alguém e pratique posicionamento (contra o sol, a favor do sol, na sombra, etc.) e distâncias até saber como se posicionar – e aí aplique o que aprendeu, quando chegar a hora certa. Às vezes a distância máxima para uso do flash ao ar livre não passa de 5 ou 6 passos, e se você tirar fotos com ele ligado a distâncias superiores a isso, o efeito será o oposto ao desejado: vai ficar tudo escuro.


Aprenda a “travar” o foco: É comum a gente se preparar, ficar lindona pra aparecer na foto, e no final, o fundo fica focado e a gente fica toda embaçada, né? Dá uma raiva! Mas isso se resolve facilmente: para “travar” o foco, você deve apontar a mira da sua câmera digital exatamente para o ponto que deseja focalizar, e aí apertar o disparador até a metade, aguardando para que seja focalizado (até ouvir um bip, ou ver o indicador da mira acender). Aí, sem soltar o disparador (que está apertado apenas até a metade), reposicione a câmera para dar o enquadramento que desejar – o foco permanecerá fixo, por mais que você reenquadre.

Fique na altura do seu modelo: É de extrema importância ficar na altura do modelo, especialmente se o mesmo for uma criança ou um animal. A foto vai ficar muito mais interessante e natural, mesmo que eles não estejam olhando para a lente da câmera!


Prefira um plano de fundo que seja uniforme: não precisa ser liso, mas idealmente deve ser contínuo. Tome cuidado especialmente com composições que façam parecer que um galho ou um poste “nascem” da cabeça de alguém retratado. 


Luz: É clichê, repetitivo, eu sei, mas é uma das dicas mais importantes na minha opinião: aproveite a luz do sol. Não tem nenhum flash, poste de luz ou lanterna que substitua a luz solar.


Não desista: Tirou uma, duas, três mil seiscentos e quarenta e duas fotos e nenhuma prestou? Não desista! Talvez uma boa edição pode mudar toda essa história ou talvez você não esteja em um dia "fotogênica" (se for auto retratos) ou "fotógrafa". Mas lembre-se: ninguém tirou aquela foto perfeita da noite pro dia. Por isso existem técnicas e treinamento!

Inspire-se: Sua criatividade não é das melhores? Abre o google, ou melhor ainda, o weheartit joga o assunto que você deseja e inspire-se! Vale tudo, só não vale copiar tooodas, né?! Inspirar é diferente de copiar!

Ouse! A ousadia é a chave do sucesso (é assim mesmo?). Não fique na mesmisse de: vai no banheiro, tira foto no espelho. Quer coisa mais banal?! Mostre bem mais do que um simples rostinho na foto, mostre o seu interior, o que você está sentindo... E não tenha medo de ousar!

Tumblr_m3ezam8ypx1ru2qguo1_500_large


Mas então, espero que vocês tenham curtido o post e que ele tenha sido útil! rs


Beeijoooosssss!


@isabosta



Fonte

  

6 amargas(os) comentaram:

  1. uhuuul, ficou ótimo o post, e eu sou extremamente amadora e tals, mas eu fiquei meio confusa de como faço pra travar o foco.Me explica de novo? rs.
    Ah menina, qual é a sua camera??
    *sobre o post anterior*
    como você consegue ser tão linda haha*-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que óootimo que curtiu! Ah sim, acho que ficou meio confuso a explicação, mas na prática é super fácil.
      Sabe o botão que você aperta para fotografar? Pois é, mira a lente para o que você quer que fique focado e quando tiver detectado, você aperta esse botão até a metade. Aí provavelmente vai aparecer um quadradinho em volta do objeto/pessoa e fazer um bip, depois é só disparar! Deu pra entender? rsrs

      Minha câmera nem é pofissa :( to querendo juntar dinheiro ou esperar alguém me dar haha. A minha é a Sony Cyber-Shot Full HD!
      Aww brigada! Mas nem sou rsrs!

      Beeeijoosss!

      Excluir
  2. Ótimo dicas (:
    Beijos ♥

    querida-loucura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ótimas dicas, seu blog esta lindo=)

    http://myheart-j.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Comente, elogie, mande críticas contrutivas, dicas... Mas tenha bom senso!
Críticas sem pé nem cabeça, xingamentos e futilidade serão apagados.