23 maio 2012

Entrevista: Fotógrafa Kelma Rodrigues

Kel, linda!
Hellooooo meninas e meninos! Tudo bom com vocês? Eu estou ótima, ainda mais por poder postar essa entrevista maravilhosa que fiz com a fotógrafa Kelma Rodrigues.
Sim, uma fotógrafa! É bem diferente do que vocês estão acostumadas (já que costumo entrevistar só blogueiras e -uma vez- styslist), por isso e por a Kel ser uma fofa, linda, tenho certeza que vocês vão adorar!

Bom, eu conheci a Kelma no Cerrado Fashion Week. Eu e a Kamila estávamos na área credenciada para a imprensa e ela também, fotografando tudinho para um trabalho no curso de fotografia dela. Nos demos bem, de cara! Passei o link do blog pra ela, nos adicionamos no facebook e desde aquele dia, ficamos teclando uma com a outra!
Ok, nossa história é a última coisa que vocês estão interessadas em saber, certo? Portanto, aproveitem essa entrevista que rendeu ótimas dicas para nós, apaixonadas por fotografia!

 

Nome: Kelma Rodrigues
Idade: 18 anos
Cidade: Goiânia
O que gosta de fazer nas horas vagas? 
Gosto de me exercitar, sair com os amigos, cuidar de mim, viajar e passar o tempo do ladinho da minha família.


1. Antes de qualquer coisa quero agradecê-la pela oportunidade! Tenho certeza que todo mundo vai adorar e admirar o seu trabalho, assim como eu adoro e admiro! 
Obrigada linda, eu que agradeço pela escolha, adorei te conhecer e adorei a oportunidade, espero que gostem meninas.

2. Quando você decidiu que queria ser fotógrafa e por que? 
Eu sempre fui voltada para a fotografia, pois fiz meus ensino médio junto com um curso profissionalizante em Artes Gráficas, e lá tinha um pequeno módulo de Fotogafia, e no qual eu comecei a levar a sério minha câmera compacta em casa, e ver que eu mandava bem na coisa. Comprei minha câmera profissional e daí não parei mais. Já veio na minha cabeça: "Quero ser fotógrafa". Fui atrás, fiz meus cursos e agora estou entrando na faculdade de Publicidade e Propaganda e indo fundo nisso.

3. Como está o mercado dessa área hoje? Está difícil de conseguir trabalhos, etc? 
Eu sempre penso, o mercado SEMPRE está de portas abertas em qualquer profissão para quem é bom e ama o que faz. Trabalho tem vários, a todo o dia, toda hora, mas agora cabe a você seguir os seus princípios e decidir o que quer fazer e o que fotografar, porque o mercado é muito amplo e as vezes algumas decisões afetam outras pessoas, porque uma fotografia não é simplesmente uma foto impressa, aquilo ali, é uma expectativa, as pessoas depositam sua confiança em você e esperam isso. Se ela pega uma foto, mal tirada, com pouco caso ou que ressalta os defeitos das pessoas. Isso mexe com o sentimental da pessoa.

4. Como foi/é o seu curso de fotografia (rotina, trabalhos etc)?
Estou concluindo meu curso semana que vem e estou completamente satisfeita com tudo que aprendi, mas não vou parar por aqui, quero sempre mais e mais, vou acompanhar sites de fotógrafos que admiro como César Ovalle, Haroldo Cardoso, Emily Soto, entre outros. Eu tinha saídas fotográficas a toda semana, é bastante cansativo mas bastante gratificante em contra-versa. Um fotógrafo trabalha praticamente 7 dias por semana, por isso sempre digo que quem for entrar nesse mercado, que entre por amor, ou caso ao contrário, sua vida vai ser meio desgastante e insuportável, passar 24hrs/7dias, fazendo algo que não gosta, é meio complicado.
5. Dê 3 dicas úteis para quem quer evoluir, fotografar melhor.
- Ler livros sobre fotografia, você evolui bastante aprendendo com os melhores, indico o livro "O novo manual de fotografia - John Hedgecoe".
- Pratique, a prática é o caminho da evolução.
- Ame o que faz. Sem o amor ao trabalho isso nunca vai dar certo em qualquer lugar. Ame acima de tudo!

6. Que câmera fotográfica e programa de edição você usa e/ou indica?
Eu uso por enquanto a D3000 DA Nikon, e uso o Photoshop CS5 e Lightroom 4 para a edição. Agora no caso da indicação, é bem difícil porque tudo depende do seu foco. Se você vai querer fotografar moda e publicidade, arquitetura, eventos, casamento, para cada área há um tipo diferente de especificação. Mas, tem que ser uma câmera DRSL e as melhores marcas são Nikon e Canon. 

7. Você pretende levar este "hobbie" para o futuro, como um trabalho profissional? Por que sim/não?
Com certeza, as pessoas me dizem: "O que você faz?" e eu respondo: "Sou fotógrafa" e alguns ainda dizem: "E trabalha de que?". Bem, ISSO é o meu trabalho, eu ralo nisso, tem várias etapas, não é simplesmente ir lá e bater algumas fotos e acabou, tem um processo bastante trabalhoso por trás disso tudo. E sim, vou levar isso como profissão, porque é com o que me identifico e quero pra minha vida.

8. Em que área da fotografia você prefere atuar (imprensa, moda, arte etc)?
Quero muito atuar na área de moda, fazer editoriais e tudo mais, é a parte que mais me fascina.

9. Kel, se você pudesse escolher só um lugar/cenário para fotografar pelo resto da sua vida, onde seria e por que?
New York, com certeza. Bem no meio da Times Square, porque lá, nossa se passam milhares de pessoas o dia todo e a cada dia teria uma nova história para eu contar, e quem sabe até fazer um documentário bem bacana da cidade mais badalada dos EUA. Além de ser o meu sonho morar lá!

10. Um recadinho final para as garotas amargas!
Bem lindas, é isso. Espero que tenham gostado e sempre, mas sempre mesmo corram atrás dos seus sonhos, mesmo que seus pais não te apoiem e queiram que você faça uma coisa que você não goste, vá firme na sua decisão que você vai conseguir ser feliz de verdade com si mesma. Beijinhos e não deixem de acompanhar o blog.


Curtiram?! Agora, como dizem "uma imagem vale mais que mil palavras", portanto, que tal darmos uma olhadinha nos trabalhos (perfeitos) da Kel?! 

 
 
 
 
 
Minha preferida s2
 

Ai, estou simplesmente apaixonada pelo trabalho da Kel! E você, também gostou?! Então continue acompanhando o talento dela em seu facebook e no flickr.

 

2 amargas(os) comentaram:

  1. posta alguma coisa de como me vestir para ir a pecuaria? mas tipo, até sabado! e tambem pra quem n tem bota!

    ResponderExcluir
  2. Linda, eu fiz um post sobre isso ano passado aqui: http://garotasamargas.blogspot.com.br/2011/05/o-que-vai-rolar-pecuaria-2011.html mas vou tentar fazer outro, até pq esse nao ta muito legal e também da desatualizado, ok? Vou fazer de tudo pra conseguir postar até sabado, amarga!

    Beijos

    ResponderExcluir

Comente, elogie, mande críticas contrutivas, dicas... Mas tenha bom senso!
Críticas sem pé nem cabeça, xingamentos e futilidade serão apagados.